sábado, 11 de abril de 2009

Universidade do Patchwork

No sul nasce uma idéia, que aos poucos torna-se um frenesi entre as muitas "meninas" do Patch que navegam na Net. Idéia de uma mulher, mãe, avó, rendeira, guerreira, talentosa, uma verdadeira maga do patchwork. Estou falando claro da Jane Leonetti. Ela na sua simplicidade nos aceita em seu ciclo e permite que nós pequenas aprendizes saboreiem seu saber e cria a UP.

Ao navegar pelo mundo do orkut e encontrar o tópico Universidade do Patchwork, um arrepio de excitação percorreu a minha espinha. Esta nova idéia me contagiou e me deixou eufórica. Sensações de alegria, ansiedade e dúvida aterrizaram no meu coração. Uma única oportunidade para muitas, uma oportunidade imperdível para mim...
Seria impossível não escrever a respeito, dar minha humilde opinião... e para minha surpresa, muitas me ouviram e muitas mais responderam ao tópico diretamente a Jane. É motivador ler tópicos dizendo... " Quero entrar também, será que tem maternal?".." Eu quero entrar no Pré, eu posso?"
Penso que todas nós poderiamos entrar no maternal. A carência de boas professoras, de orientação profissional no Brasil é enorme, haja vista o enorme numero de plágio, usurpação, entre outras coisas feias...
Seria legal termos aulas de boas maneiras no patch, escolha de escolas perto de casa, mercado de compra e venda, escolha de materiais adequados e de qualidade, amizade e troca de carinho, e claro o mais importante, a criação de blocos e colchas de amor, almofadas de carinho e mimos recheados de lavanda.
Acredito que com a Universidade do Patchwork teceremos sonhos incríveis, cheios de pontos de amor, teias de amizades e quilt's de respeito. E acima de tudo evocaremos a mulher aprendiz que todas somos, cresceremos com a universidade aprendendo blocos sólidos de conhecimento para no futuro podermos repassar esta arte magnífica e cheia de histórias mágicas aos que virão. Sejam estas filhas ou filhos, noras ou cunhadas, amigas ou netas...
Histórias de mulheres, mães, filhas, amantes, artesãs ou artistas que com linha e agulha na mão bordam, com fios preciosos, o destino da própria vida.
Da Universidade do Patchwork espero isso e muito mais, de mim espero poder contribuir para o sucesso do projeto e para a evolução dos meus e dos seus trabalhos.
É isso meninas, com a agulha e linha na mão espero a convocação, para com vocês montar um grande quebra cabeça com retalhos do meu coração!!!
Beijocas
Andreza

2 comentários:

Zulema pires ribeiro disse...

Andreza,estou encantada com seu blog e principalmente com seu despreendimento em repassar tantas informações importantes principalmente em relação ao seu trabalho o que faz de você uma pessoa especial.
Meu nome é Zulema, estou quase me aposentando e já estou a procura de algo prazeroso para fazer e estou muito inclinada a tentar aprender o patchwork. Já fiz algumas peças sequindo as orientações das revistas, más me falta muita coisa, aí eu lhe pergunto,qual seria o meu primeiro passo? Onde moro não conheço ninguem que o faça, você poderia me ajudar?
Meu e-mail é zulemapires@hotmail.com
Boa Noite e fique com Deus.
Zulema

Tecendo Sonhos disse...

Querida Zulema, obrigado pelas suas palavras de carinho, vc não imagina o quanto é importante ter este retorno de vocês!
Quando criei o Tecendo Sonhos o fiz pensando em ajudar quem esta começando e quem tem dificuldade em encontrar moldes e informações sobre o patchwork. Pois quando eu começei foi difícil conseguir informações e inspirações... Muitas acreditam que devemos guardar a 7 chaves nossos moldes, que eles são tesouros impublicáveis... Acham que assim não terão concorrencia... Mas eu acredito que o sol nasce pra todos!! Se eu pudesse publicaria mais e mais!! Minha proposta é disponibilizar diariamente um novo material, e tento fazer isso com o máximo de amor!!

Mas vamos ao primeiro passo... que aliás vc ja deu!! Revistas são excelentes fontes de ajuda. Se vc conseguiu fazer algumas peças conseguirá fazer muitas mais. E há a internet!! Hoje já existem aulas online de patchwork. Recomendo a da Rose Becker. No blog tem o caminho pra vc chegar ao blog dela. As aulas são caras, mas vale a pena.

Mas se vc quizer começar sozinha mesmo, vc pode optar em fazer aplicações com pontos caseados, que é bem fácil e aqui vc encontra vários moldes. ou partir direto para o patchwork de verdade, fazendo seus blocos para uma sampler. Vou te enviar uma apostila*de blocos para vc dar uma olhadinha. La vc vai encontrar os modelos, depois vc precisa passa-los para um papel milimetrado que vc compra em qualquer papelaria.
É preciso marcar um quadro de 30x30cm com uma régua, depois vá dividindo conforme o modelo. Depois disso vc precisa tirar os moldes. Algumas pessoas recortam o milimetrado e colam por cima de um papelão - tipo café melita - depois recortam os moldes. Eu prefiro o acetato ou o raio x limpo.. minha professora nova não gosta... Depois dos moldes cortados é preciso uma reguinha de margem de costura. se vc não encontrar na sua cidade, vá numa loja de material de construção e peça uma calhinha de aluminio fininha, ela deve substituir a regua de margem enquanto vc não encontra 0-5 cm. Ela deve ter 30 cm.
Escolha os tecidos, é legal vc usar tons que combinem entre si, mas isto não é regra. Comece com a estrela da amizade ela é facil de fazer.
Com o tecido na mao é preciso lava-lo. Coloque de molho dobradinho como veio da loja em agua pura para tirar a goma. Se ele soltar tinta troque a agua e acrescente uma colher grande de sal e uma tampinha de alcool. deixe mais umas 5 h de molho e depois estenda. Depois de seco passe a ferro. Com os moldes e um lápis 6b ou giz de costura passe o molde para o tecido pelo lado avesso, depois marque com a reguinha em toda volta. corte observando sempre o fio do tecido. alfinete bem os cantos e meios . costure em tiras e depois una as 3.
A cada costura eu gosto de passar o ferro assim acho que as costuras ficam bem certinhas ...
E isso linda, espero que eu nao tenha me enrolado muito explicando a vc, e que vc consiga fazer lindas peças!! Ah, adoro receber fotos dos trabalhos das amigas...quem sabe não posto la no tecendo sonhos?
Zulema, qualquer problema me acione, adoro ser util !! Boa sorte e muita luz no seu coração!!

* te envio a apostila mais tarde, minha filha esta no meu computador e eu no do maridao... e o arquivo esta la...
Beijocas

Andreza Brum Boal
http://tecendosonhoscomvoce.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012
Designer Andreza Boal

Círculo S/A

Círculo S/A
Eu uso e recomendo!

Eu uso!!

Eu uso!!
Super recomendo!

Tecendo Sonhos pelo mundo!!