Meninas queridas do meu coração...
Nestes dias de ausência fiquei me questionando sobre o por que o Patchwork ser tão envolvente e contagiante??
Penso as vezes que o Patchwork tenha efeitos terapêuticos poderosos, ou talvez tenha simplismente o poder da arte como canal de emoção e energia.
Talvez seja apenas reflexo e manifestações do "Eu interior"!
Não sei, de fato não sei....
Mas o que realmente sei e sinto é que quanto mais me aprofundo, maior é o mundo que fico conhecendo. Mundo este feito de pura e doce energia, retalhos, sonhos, linhas, mulheres e amigas!
Tem sido assim comigo diariamente e constantemente desde que o Patchwork entrou na minha vida!
Certamente esta magia se dá também pelos encontros, sejam estes virtuais ou pessoais, não importa, o que importa é que a cada dia que passa me encanto mais e mais por esta arte e pelas pessoas que fazem dela um sucesso absurdo e viciante!
Antigamente, mais precisamente há 150 anos, no século 19, não havia telefone, internet, carros ou sequer aviões.
A distancia era algo real.
Pais se despediam de seus filhos, mães choravam a ausencia dos filhos e filhas sem ter a certeza de que reencontros seriam possíveis.
Amigos e parentes que partiam em busca de sonhos e promessas numa nova terra.
Para os homens, desbravar novas terras e oportunidades era mais fácil.
O brilho e a certeza de um futuro melhor, supria a falta e a necessidade da família que ficava para tráz.
Mas para nós mulheres surgia no horizonte a submissão, a tristeza e a saudade...
Saudades estas sempre recheadas de lembranças da família, dos amigos e até de amores perdidos.
E foi neste sentimento que algumas mulheres descobriram algo de concreto para abrandar a solidão em terras distantes e hostis...
Assim nasceram os primeiros Quilts de Amizade ou Quilts de Memória que logo se espalharam por todo o continente americano.
Estes Quilts eram formados por blocos inscritos com dedicatórias e poemas, estampados com fotos, pinturas e pequenos desenhos. Os símbolos de benevolência, alegria, fertilidade, amor e amizade também ganhavam espaço e força nestes Quilts.
Ao representar ocasiões especiais, festivas ou não, teciam-se Quilts de aniversários, casamentos, nascimentos, despedidas e até de funerais.
Algumas inscrições eram feitas com tintas permanentes como a minha almofadinha de lavanda, outras bordadas, com aplicações e até com impressões rudimentares.
Enfim...
Quilts de amizade foram o grande início do Patchwork no mundo, e talvez por terem sido tecidos sob grandes e fortes emoções hoje no século 21 ele seja para mim ... tão envolvente,especial e viciante.
Beijocas
3 comentários:
Oi Andreza, que lindo texto, realmente por aqui ainda se tem alguma tradição nos quilts....e isso vicia mesmo e para o nosso bem...rs
Beijinhos So
É intrigante, mas não conheço uma pessoa que começou e não foi capturada pela beleza e magia do patch. Suas palavras são lindas e verdadeiras.
Beijos,
Eneida
Obrigado meninas, realmente a memória dos quilts é viciante e esta presente em todas nós!!
Vocês estão com seus nominhos lindos no quilt de amizade da minha vida!
Obrigado pelo carinho e muitas beijocas no coração!!
Andreza
Postar um comentário