sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aplicação, Appliqué ou Patchcolagem?

Boa noite meninas do meu coração!!

Estive afastada desde ontem pois estava numa faxina daquelas aqui em casa. Agora depois de um bom banho e tudo organizado posso me dedicar um pouquinho a este espaço que eu amo muito...o meu bloguinho Tecendo Sonhos!!

Hoje quero falar de aplicações... Mas antes quero presentear todas vocês com esta anjinha quilteira que compõe o meu sampler.
Neste bloco foi usada a técnica de aplicação - patchcolagem - e o molde é da Arte e Costura.

Hoje estive conversando com algumas professoras de patchwork e não gostei nem um pouco do rumo que nossa conversa tomou... Uma destas professoras não admite de forma alguma que se fale em patchcolagem, segundo ela este termo não existe em Patchwork. De certa forma eu concordo, mas a coisa não é bem assim...

♥ Primeiro falemos de aplicação, em francês "appliqué", que é derivada do latim "applicare" (fixar). Aplicação é um tipo de bordado onde um pedaço de tecido é costurado sobre outro tecido formando um desenho.
Considera-se aqui a virada de agulha. Chamada por muitos de aplicação tradicional, foi em 1917 que recebeu o nome de "Appliqué Patchwork".
Nesta técnica, risca-se o desenho a ser aplicado no tecido, deixa-se uma pequena margem de costura na extremidade e recorta-se. A extremidade - margem - é dobrada ou virada, e a aplicação é costurada na base com ponto invisível.
Na virada de agulha a extremidade é virada à medida que se costura. Essa aplicação é recomendada para desenhos com muitas curvas e mais elaborados. O resultado é sempre um trabalho delicado e muito lindo!
♥ Ainda falando em aplicação, temos também o método ingles do papel - english paper -. Nesta técnica recorta-se o mesmo molde ( sem a margem ) em um papel. Alinha-se o papel com o molde de tecido. As margens de costura são dobradas, alinhavadas ao papel e passadas a ferro, para que as margens permaneçam dobradas ou viradas. Retira-se o papel e aplica-se o desenho com pontos invisíveis. Esta técnica tem melhores resultados em trabalhos geométricos e de poucas curvas. Eu particularmente não me adaptei bem a esta técnica. Mas isto é uma questão pessoal.
♥ Patcholagem...
 "Este termo não existe no Patchwork! A aplicação com o papel termocolante e pontos caseados é artes aplicadas, não Patchwork!!" 
Esta frase me foi proferida por uma famosa professora de patchwork daqui de Florianópolis!!
Eu concordo e não concordo...
Realmente Patchcolagem é um termo que foi inventado e esta sendo muito usado aqui no Brasil, para aplicação com caseados...mas dizer que ele não existe é demais! O uso desta palavra é constante, seja em revistas, seja em apostilas... fazer o que "Abrasilerou-se"!! E não tem como negar que ele pegou geral!! Todo mundo que inicia no patchwork faz patchcolagem!!
Negar o termo é negar o imenso crescimento e a popularização da arte em unir retalhos!!
Começa-se com patcolagem..tecidinho daqui...tecidinho dali..revistinhas...moldezinhos...quando você se dá conta já esta fazendo seu primeiro nine patch!
E assim a arte se tornou mais popular do que nunca!!
Então para mim, patchcolagem é uma variação do appliqué e existe sim! No patchwork, na arte aplicada e no artesanato Brasileiro!!
É isso meninas...esta conversa não foi a melhor da minha vida, mas infelizmente tem muita gente no mercado que trabalha muito bem, mas adora falar mal dos outros profissionais, para estas pessoas só elas sabem e conhecem tudo sobre Patchwork! Mas sabemos que não é bem assim...quem sabe, sabe! Não precisa se afirmar falando mal dos concorrentes...
Cuide sempre com isso na hora de escolher o atelier onde você fará suas aulinhas de patchwork. É sempre bom escolher pessoas generosas, que não falem mal de outros profissionais e que aceitem que variações ocorrem e que é preciso ter sempre a cabeça aberta para o novo!
Afinal... a vida muda, a roda gira... e se não girarmos juntos...a vida passa...e os alunos também!!

Amanhã aqui no Tecendo Sonhos, dicas de uma aplicação ou pathcolagem mais perfeita, e o molde desta linda anjinha quilteira!

Beijocas e desculpem o desabafo...mas detesto pessoas assim! Pronto falei!!
Andreza


9 comentários:

Paninhos coloridos disse...

Ahahahah...adorei o desabafo!!!Nada de ficar com sapinhos entalados !!!Abaixo aos "sabe-tudo""!!!Cada um sabe o que mais gosta de fazer e como fazer...e existe a lei "na vida nada e cria, tudo se transforma".A tecnologia ( nem que for um papelzinho que cola)está aí para ser usada por quem quiser, mas se não gosta, não use!Mas também não critique quem usa...gosta do patchwork tradicional??Faça-o, mas que existe beleza,arte e praticidade nas inovações é inegável.Eu apoio você, Andreza!!!

E o que seria de verde se todos gostassem do amarelo?????

Beijos revolucionários!

Paninhos coloridos disse...

Ahhh..me empolguei tanto com a revolução que esquci de comentar:
1) ficou ótima sua explicação sobre appliqué!
2) o abafador da Lú ficou 10, ela deve ter amado.
3)Acho que vc daria uma professora de patchwork muuuito melhor que muitas por aí!
Beijos de novo.
(voltei a ficar meio tonta!!!)

Luciana disse...

kkkk
adorei
vc é demais, verdade sempre, doa a quem doer, aliás nosso Brasil é uma erança multiracial e multiétinica, como não misturar as culturas e tradições?????
Mas, suas palavras são sábias, doa a quem doer...
Bjo amiga
Amo tudo por aqui.

Marilia Baunilha e Patch disse...

Concordamos com você. Ser xiita em qualquer assunto não leva a nada.
Vamos conhecer todas as técnicas, fazer de tudo com carinho e capricho.
Assim estaremos nos aprimorando constantemente e seguindo em frente para aprender sempre mais.
Parabéns pelo comentário e pelos trabalhos!

Simone disse...

Uaaaauuuuuuu adorei o desabafo. hehehe
Nem cposso comentar mto pq eu sempre usei o termo Patchcolagem ou aplicação, nunca frequentei nenhuma aula de Patch então fico meio perdida nas técnicas e termos usados. Você está certinha, tem espaço para todos os profissionais, não precisa ficar denegrindo o que o outro fala, tbm não gosto de pessoas desse tipo.
Tenha um ótimo sabadão... Bjos!
Ahhhh, tô ansiosa para ver suas dicas de aplicação, pq adoro tudo que vejo por aqui, suas dicas são sempre valiosas. :0)

Unknown disse...

Pois é Andreza ... será que nomes, rotulos e essas classificações são tão importantes ? Estamos numa era de globalização , de transformação o que era exato antes hoje pode muito bem ser questionado ... então porque não deixar espaço pra inovações ... `... eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada ...´

Adoro te seguir e ver suas novidades ... bom fim de semana

Tecendo Sonhos disse...

Meninas! Obrigado pela força, não gosto muito de falar assim, mas infelizmente este papinho me tirou do sério!! Obrigado a todas pelo apoio e pelo carinho! Amo todas vocês!!
Beijocas
Andreza

Anônimo disse...

Сомнительная идея, как скоро ожидается поступление нового материала и вообще стоит ждать ?

Melância No Palito disse...

Adorei td por aqui.
Sou apaixonada por patch, mas só faço mesmo aplicação em tecido.
Parabéns e sucesso sempre p/ vc.
Jack.

Related Posts with Thumbnails

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012
Designer Andreza Boal

Círculo S/A

Círculo S/A
Eu uso e recomendo!

Eu uso!!

Eu uso!!
Super recomendo!

Tecendo Sonhos pelo mundo!!