segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mais dicas de Patchwork para iniciantes!

Bom dia meninas!!

Quando criei o Tecendo Sonhos o fiz pensando em ajudar quem esta começando e quem tem dificuldade em encontrar moldes e informações sobre o patchwork.
Quando eu começei foi difícil conseguir informações e inspirações... Muitas acreditam que devemos guardar a 7 chaves nossos moldes, que eles são tesouros impublicáveis... Acham que assim não terão concorrencia... Mas eu acredito que o sol nasce pra todas!! Se eu pudesse publicaria mais e mais!! Minha proposta é disponibilizar diariamente um novo material, e tento fazer isso com o máximo de amor!!


Mas vamos aos primeiros passo no caminho do aprendizado.
Revistas são excelentes fontes de ajuda. Se você já conseguiu fazer algumas peças conseguirá fazer muitas mais.
A internet!! Hoje já existem aulas online de patchwork. 
As aulas de Patchwork são caras, mas para quem gosta vale a pena.


Mas se vc quizer começar sozinha mesmo, vc pode optar em fazer aplicações com pontos caseados, que é bem fácil e aqui vc encontra vários moldes.
Pode partir também direto para o patchwork de verdade, fazendo seus blocos para confecção de uma sampler.


É preciso marcar um quadro de 30x30cm com uma régua, depois vá dividindo conforme o modelo. Depois disso vc precisa tirar os moldes. Algumas pessoas recortam o milimetrado e colam por cima de um papelão - tipo café melita - depois recortam os moldes. Eu prefiro o acetato ou o raio x limpo.. minha professora nova não gosta...
Depois dos moldes cortados é preciso uma reguinha de margem de costura. se vc não encontrar na sua cidade, vá numa loja de material de construção e peça uma calhinha de aluminio fininha, ela deve substituir a regua de margem enquanto vc não encontra 0-5 cm. O ideal é que ela tenha 30 cm.


Escolha os tecidos, é legal vc usar tons que combinem entre si, mas isto não é regra. Comece com com blocos mais simples.

Com o tecido na mao é preciso lava-lo (ver post tecidos). Coloque de molho dobradinho como veio da loja em agua pura para tirar a goma. Se ele soltar tinta troque a agua e acrescente uma colher grande de sal e uma tampinha de alcool ou vinagre.
Deixe mais umas 5 h de molho e depois estenda. Depois de seco passe a ferro. Com os moldes e um lápis 6b ou giz de costura passe o molde para o tecido pelo lado avesso, depois marque com a reguinha em toda volta.
Corte observando sempre o fio do tecido. Alfinete bem os cantos e meios.Costure em tiras verticais e depois una as 3.


A cada costura eu gosto de passar o ferro, assim acho que as costuras ficam bem certinhas ...


Boa sorte e muita luz no coração de todas vocês!!
Beijocas
Andreza

10 comentários:

Unknown disse...

estou certa que vai sai muitas alunas muito bem qualificada para o mercado de patch,está aula e de mais aproveitem meninas e é de graça, até eu estou aprendendo muito contigo sem demagogia viu Andreza bjos

Tecendo Sonhos disse...

Ai Ro!! Você é uma fofa!! Sei que ainda tenho muitoooo o que aprender, mais eu realmente me sinto feliz em dividir meus conhecimentos! Espero que vc como professora de Patchwork tenha gostado mesmo! Afinal a mestra aqui é vc!!
Obrigado pelo teu carinho, beijocas
Andreza

Paninhos coloridos disse...

Andreza... realmente sua aula está perfeita!Você é uma pessoa muito generosa em dividir seus conhecimentos e isto a faz especial.Continue sempre assim...este amor de pessoa, simples, amiga, generosa e sempe disposta a ajudar aos outros.Você deve ser orgulho para sua mamãe!

Obrigada também pelas palavras de conforto que deixou no meu blog.Me fez bem ver que alguém, mesmo a quilometros de distância, está sempre meu lado!
Bjs, com muito carinho.
Anelise

Anônimo disse...

Andreza querida... amei a sua aula... foi MARAVILHOSA a explicação!!!
obrigada sempre pelo carinho e pela atenção que nos dá...
muita paz p/ vc!!
grande bjo e uma otima semana p vc!!
Evelin Stein

Lin M Sousa disse...

olá, assim vou aprender patch rapidinho ..parabéns pelas dicas .. tem selinho p vc , bjs LIN

Unknown disse...

oi, Andreza , dificil ficar um dia sem passar por aqui e receber suas dicas tão bem explicadas e receber essa energia positiva de seu blog...

bj

Luciana disse...

sua aula é perfeita, ainda vou fazer um sampler pra mim, preciso de tempo ou então inicioe ele feica em um bau enconstado, rss
Amiga, tenho andado meio sumida, mas estou bem, é o trabalho e muitas coisas burocráticas para resolver, ai nem sobra tempo para fazer o que mais amo,Beijo no coração volto assim que puder.

Tecendo Sonhos disse...

Meninas, fiquei mega feliz com o retorno de vcs!! Obrigado pelo carinho e mãos a obra, quero ver todo mundo produzindo bloquinhos!![
Beijocas
Andreza

Anônimo disse...

Andreza, comecei há três meses as aulas de Patchwork, me aposentei e queria fazer algo que me desse tanto prazer quanto a pintura em tecido e a decoupagem me dão, na segunda aula terminado meu primeiro nine patch, fui tomada por uma compulsão que até hoje não me deixou, não consigo parar de comprar paninhos, preciso urgente entrar para o ALquilteiras anonimas. Achei o teu Blog ao procurar informação de modelos de patch, AMEI, também acredito que ao partilhar informações, acrescentamos muito mais conhecimento a nós mesmas, sempre que eu conseguir algum informe passarei para para as tuas seguidoras. Um abraço da Cariucha,(sou gaucha mas moro e adoro o Rio de Janeiro onde moro há 35 anos.Tania Zanini

Tecendo Sonhos disse...

Tania, seja muito bem vinda ao Tecendo Sonhos!! Realmente quando o bichinho do pacth pega a gente... não conseguimos mais viver sem nossos paninhos!! Sinta-se a vontade para comentar, copiar e conversar a vontade por aqui! E sempre um grande prazer receber amigas!!
Beijocas
Andreza

Related Posts with Thumbnails

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012
Designer Andreza Boal

Círculo S/A

Círculo S/A
Eu uso e recomendo!

Eu uso!!

Eu uso!!
Super recomendo!

Tecendo Sonhos pelo mundo!!