Mostrando postagens com marcador Colchas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Colchas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 9 de abril de 2012

No início, sempre há um porque...

Oie bonita!!!

Bora falar de Patchwork a mão?
Vou tentar te explicar porque eu bato tanto nesta tecla e o porque da minha paixão...
Falemos sobre paixão, mitos, verdades e também sobre paciência.

Porque Patchwork antes de tudo é paciência!
Patchwork a mão além de paciência tem que ter paixão!





Esta foto é de um novo projetinho que estou fazendo...

A mão, claro!

Até este ponto só tem costuras a mão.

Ainda preciso colocar as faixas, quiltar (a mão ou não) e termina-lo de fato. 

Mas para este post prefiro que ele esteja assim inacabado para você entender onde eu quero chegar.

Quando eu falo que faço Patchwork a mão as pessoas se surpreendem. 
Muitas até me chamam de doida!!
Sou doida sim, mas neste caso é pura paixão mesmo!

Juro que não entendo como a magia do Patchwork a mão se perdeu no mundo moderno.

Quando comecei a fazer Patchwork fiz minha primeira aula com papel milimetrado e nadinha de tecido.
Lápis 6b, borracha e uma régua de 30 cm.
Na segunda aula fiz um pouquinho mais, aprendi a usar o papel craft ( Papel pardo) como um milimetrado...
Usei uma radiografia* limpa (*Isso eu não faço mais! Depois juro que te conto!) como acetado e fiz muitos moldes.


Ahh! Também aprendi a riscar o molde no tecido e a alfineta-lo.
Pelo menos mexi um pouquinho no tecido... 
:/


Lembranças interessantes me vieram a memória que renderiam outro post.



Minha primeira professora, há seis longos anos atrás, fazia absoluta questão de que isso era a primeira coisa a ser entendida por nós.


Tecidinhos e costurinhas que é bom, até aqui nadinha!!



Segundo ela, e hoje segundo euzinha mesmo afirmo, uma pessoa que se dispõe a aprender a fazer Patchwork precisa saber tirar um molde ou um desenho do bloco que se pretende fazer em qualquer papel.

Imagina você bonita, que eu e minha boca grande, na hora fui logo perguntando... 

"Mas é preciso tudo isso mesmo??? 
Como assim, isso não era aula de costurinhas??? 


Preciso mesmo disso? 
Quero aprender a costurar os pedacinhos logoooo!!"

Lembro da expressão dela até hoje e também do que pensei e não falei...

Seria cômico se ela não tivesse sido tão séria...

Ela me respondeu com simples palavras em forma de pergunta, mas que me fez calar o bocão e tratar de fazer rapidinho o que ela havia proposto.

E posso confessar?

Sábia decisão... 
Não me arrependi nem um pouquinho!
Na verdade aprendi muitooo!!!


Olha o que ela me disse...

"Imagine você, Andreza, viajando para um lugar lindo, você está num castelo antigo em ruínas e depara-se com um piso maravilhoso com um mosaico de formas? Você nada tem na mão além de um simples guardanapo, uma caneta na bolsa (hoje seria uma câmera digital na bolsa né? Ou um celular ultra mega I-tudo), e uma vontade louca de copiar o padrão. Na sua mente só a imagem de um lindo quilt único e diferente, o que você fará se não souber como passar aquela beleza para o papel e consequentemente para o tecido?"

É meninas, é preciso saber tirar um molde, fazer um bloco perfeito de encaixes e saber como você fará isso.
(Mesmo se você tiver tirado uma foto FullHD claríssima e perfeita.)





Este trabalho da foto, prontinho, é o da minha amiga/profi Rosangela Schmitz.
Também todinho feito a mão!

Percebeu que o trabalho que ela fez é menor do que ela me passou?


Se ela não soubesse trabalhar com o papel milimetrado, mesmo sabendo costurar...
Não seria tão fácil assim aumentar ou diminuir este trabalho não é verdade?
Ou estou errada?
Radical?
Ta, só um pouquinho chata demais!


Mas eu falo isso porque recebo muitos e-mail's de meninas em busca da confecção do seu primeiro bloco. 

Bonitaaaaaa!!

Patchwork é matemática, até eu que odeio matemática convivo com isso!!
Bendito seja a pessoa que inventou o papel milimetrado!!

Sou um pouquinho chata. 
Sou um pouquinho mais bitolada.
Sou adepta ao  Patchwork a mão, sim senhora!!


Mas também não sou nenhuma obtusa!!
Apenas uma das minhas preferencias, só isso!
;)


Para mim, não existe nada mais gostoso, no Patchwork, do que fazer um bloco a mão.
Isso sem falar dos encaixes que ficam certinhos, neam?
Vou te confessar que meu nine patch na máquina demorou alguns anos para ficar "bonzinho", já o a mão...
... No meu primeiro bloco os encaixes ficaram certinhos!


Dá uma olhada no que eu fiz no meu primeiro mês de aula.
Foram 12 blocos de uma estrela que fiz em casa, e depois levei 2 anos para montar...





Claro que nos dias de hoje poucas são as professoras que nos ensinam a fazer patchwork a mão, e mais poucas ainda as alunas que querem seguir este tipo de vertente. 
Mas eu amooo demais esta arte para deixa-la morrer!



Sei bem como é a loucura da vida corrida, ela faz com que desejemos ver nossos trabalhos prontos rapidinho. 


O tempo, tão lindo e tão cruel...

São raros os atelies em que se dá aulas de Patchwork a mão.
É mais fácil se dedicar a aprender o Patchwork a máquina.


É a lei da produção, globalização!!

Acredito simmmm, que é super importante (E LINDOOOO) fazer Patchwork a máquina!


Eu mesma faço sempre!
Nem oito nem oitenta, neam bonita?


Equilíbrio é importante!
Portanto não estou desmerecendo ninguém heim?


Estou apenas te contando o porque de EU gostar tanto!!


Tem coisas que só na máquina podemos executar. 

Mas que o Patchwork a mão tem seu charme, ahhh isso tem!

Duas maneiras lindas de expressar nosso amor pelo Craft!

:)

Infelizmente tem uma consequência boa e outra ruim do moderno e cibernético do nosso mundão.
Nesta era da informação e do YouTube.


O ruim é quando se fala em Patchwork a mão...

Pensa-se em pontos de alinhavo, pontos atrás e até há quem fale em aplicação como Pachtwork a mão. 

Mas não é nada disso.


Patchwork a mão é paciência, é encaixe perfeito e é também pontinhos miúdos, réguas de margem, moldes certinhos e muitos alfinetinhos!!!
Viu que avesso bonitinho?




Mas você pode estar se perguntando...
Mas não descostura com o tempo Andreza?


Vou ser super sincera aqui...


Depende da tua costura, neam?


Eu tenho uma colcha costurada a mão que já foi lavada várias vezes na máquina e continua linda, mas tenho toalhas feitas a máquina que já descosturaram em alguns pontos.


Tudo depende da costura que se faça, neam??


Já a notícia boa é que o Patchwork moderno tem crescido um montão!
E é lindo de ver e de viver com ele!


Assim como acho divino um Patchwork a mão, e magnífico um Patchwork moderno o Craft fofurice também arrasa!

E é isso meninas, fiz este post porque precisava partilhar este sentimento com vocês.

...Minha paixão e minhas costurinhas...

Meu amor pelo feito a mão e o porque de faze-lo é o que eu queria contar para vocês.

Peço desculpas se você não compreendeu onde eu queria chegar, mas saiba que o Tecendo Sonhos é um espaço democrático onde o feito a mão e o a máquina convivem juntinhos.


Aqui nada de segregação ou de intolerância.
Tudo o que é feito com amor, neste universo enorme do eu que fiz, fica lindo e tem seu charme próprio.
Seja a máquina ou a mão o importante, sempre, é fazer do nosso jeitinho e colocar muitooo amor naquilo que se faz!

Ahhh!!
Aproveitando o tema deixa eu mostrar para vocês as agulhas de ouro negro que eu comprei lá no Patchwork na Praia, no estande da Eliane Castelan!


Elas são perfeitas para quiltar a mão e também para as minhas deliciosas e terapêuticas costurinhas! 


Suuuper recomendo, elas são ótimas!!
O preço estava imperdível!!
Mas sabe o que elas tem de melhor?
Não entortam na minha mão!!!

Hahahaha

Esta aí uma pergunta que não quer calar... no que diz respeito ao costurar a mão... 
Entortamos muitas agulhas ou são elas que se moldam aos nossos dedinhos??!

(AMOOOOO muito tudo isso!!)

É isso bonita!!
Uma grande beijoca, muitos quilt's de amor e esperança e uma ótima semana para todas nós!!

Radiografia limpa com água sanitária nunca mais!

Ela tem radioatividade alta e eu estou fora!



Hoje desenho 2 milimetrados e um eu corto e colo no papelão de embalagens de cereal, café e do que mais der para reciclar!

Quando é inevitável (como no caso do Flic-Flac que é necessário um molde transparente...) gasto um pouquinho mais na papelaria e compro um pedaço de acetato.
Faz bem pro planeta e minha saúde agradece!
;)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O prazer de dançar e de ser uma eterna aprendiz!

Oi bonita!
Achou que eu ainda estava dançando no baile da colcha, neam??
Pois então...
Dancei um bocado, mas enfim consegui domar o passo.


É rebolei muito...
E como sou uma sortuda e tenho muitas amigas talentosas e criativas...
Dos céus caíram chuvas de ajuda, incentivos e sugestões para facilitar meu bailinho!
Obrigado, obrigado e obrigado a todas vocês!!

Desmanchei o quilt.
Confesso que não foi uma tarefa das muito prazerosas, mas fiz. 

Recebi ajuda e também cortei a mão. 
Meu prazo comigo mesma foi pro espaço...

Mas eu nunca desisto!

Como sou uma eterna aprendiz e amooo um bom curso, com quem eu sei que sabe o que faz, fui correndo em busca de uma super ajuda!!!!



Agora ta quase... 
O quilt enfim acabou!
(Acabei de quiltar e acabei com meus braços também!!! kkkk)

Todo mundo sabe que eu tenho muito mais facilidade em Quiltar a mão do que a máquina. 

#Fato!

Fazia o básico labirinto razoavelmente bem. 
Me aventurava nas bolinhas e noutros padrões.
...Ainda que me faltasse técnica e prática suficiente, me considerava engatinhando no quilt a máquina, embora soubesse caminhar desajeitadamente.

Pois bem, confirmei minha presença num curso de Quilt a máquina com a premiada Márcia Baraldi.
(Uma querida mega talentosa e super competente.)

Olha só a minha turminha!!
Todas felizes!!!
Isso é bom, neam??


Adooro este tipo de aulinhas!
Tão bom ficar falando e aprendendo costurices sem se preocupar com o tempo lá fora!!
Aprendemos e damos risadas juntas, gosto muito disso.

A Márcia mora aqui em Floripa, e admiradora do seu talento que sempre fui, ainda não a conhecia pessoalmente.

Segunda passada fiz a primeira das três aulas com ela na Retalhos e Bugalhos.
Posso dizer?

Amei cada minuto da primeira aula. 

A Márcia superou todas as minhas expectativas. 

Juro que NUNCA vi Professora mais organizada.

Já fiz cursos maravilhosos com professoras competentes e talentosas, mas confesso que me surpreendi com a generosidade da Márcia.

Pra quem nunca fez ( ou já como eu!) um curso de Quilt a máquina, eu super recomendo.

Estou fazendo desenhos que NUNCAAAA imaginei conseguir!!

Claro que tudo é uma questão de capricho e treino, e isso só o tempo pode melhorar!
Mas estou adorando me ver capaz de produzir mais do que um labirinto com cara de ossinhos defeituosos!! 


Olha aí os meus treinos...


Tá, eu sei que precisa melhorar!!!
Mas eu jamais imaginei que conseguiria fazer isso, e uma hora ou outra nesta vida eu ainda chego lá! 
;))
Sim, porque basta querer pra coisa acontecer, não é mesmo bonita?

Uma oportunidade para quem quer ter o prazer de conhecer a Márcia ou aprender com ela é no Patchwork na Praia deste ano, aqui em Balneário Camboriú.

A Márcia será uma das professoras do evento, e eu estou mega feliz por estar entre mestras tão talentosas e competentes. 

Confere AQUI e AQUI o que eu estou falando, sobre a profi e sobre o evento.
;))

Eu garanto que você vai curtir!!

Sempre falo que não existe nada no mundo melhor do que dançar e cantar a vida de ser uma eterna aprendiz!

Sou aprendiz e sou feliz...
Acho que é por isso que sempre bato na mesma tecla.
Se eu tenho a oportunidade de aprender lá estou eu.
Sempre é válido.

Mas assim como sou aprendiz também sei ensinar.
por falar em ensinar e no 3 Patchwork na Praia  olha só a almofada em Flic-Flac que eu terminei semana passada!


Esta aí da foto foi toda Quiltada a mão, ficou lindinha neam?
Eu adorei!!

(Precisa ver as toalhas que eu fiz nesta técnica!
Ficaram lindas, lindas!!
Mas ainda não posso mostrar, só em Março!!
Mas se você vier a Balneário Camboriú e fazer a ciranda comigo vai ver em primeira mão.)

E aí? 
Boralá aprender a fazer um Flic flac??
Posso te esperar?

Darei 2 cirandas, Flic-Flac e Jardim da Vovó sem papel.
Flic-Flac é uma técnica feita exclusivamente a máquina, já o Jardim da vovó é arte pura e simplesmente a mão. 

Delícia de fazer e de ensinar, te espero aqui heim??!!!


Bom meninas... eu demorei pra postar, postei e só vou postar novamente depois do carnaval.


Estas semanas ficarei na correria com filhotes e materiais escolares, recebendo visitas, praia, carnaval e também trabalhando muito nas sobrinhas de tempo!

Dia 27 de Fevereiro os filhotes voltam a escola, e este ano será Punk, pois cada um vai estudar num turno diferente. 

Prevejo tempos de correria nos próximos meses, mas vamos combinar que pelo menos 1 vez por semana eu apareço para dar notícias!

Minha caixa de e-mail esta cheia de estrelinhas, estão todas lidas, porém sei que preciso responder todos os e-mail's...
Se você me mandou um, e eu ainda não respondi, perdoa a amiga aqui, juro que respondo, mas ainda não consegui!

É isso bonita, o baile já acabou eu eu já terminei de quiltar a danada, vou aproveitar pra descansar que amanhã é dia de refilar e colocar o viés para finalmente poder cobrir meu sofá!


Muitas beijocas e aproveitem muitooo o restinho de Fevereiro!!
Não esquece de sonhar abundantemente e descansar o suficiente, porque, inacreditavelmente 2012 já começou e já estamos quase em Março!!!!

Ulalá... Senhor do tempo malvado e apressado!!!!!!!!!!
Bjobjo e fuiiiii!!!

(Imagens da vovó com a colcha de retalhos retirada da Net)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Quando um Quilt te dá um baile!

Oi bonita!!!

Falei que terminava a colcha até segunda, não falei?? 
Hahha 
Ainda não terminei, mas ta quase!!

Foi preciso a madrugada de sábado pra dar um belo arranque!!
As 6 e meia da manhã de sábado ela estava assim, pronta pra começar a quiltar!


Comecei a uni-la as 02:00 da manhã e neste ponto da foto, eu já estava vesga e pedindo pra cair nos braços de Morfeu!
Lembra que no sábado a tarde ela estava assim??


Fui dormir e ontem a tarde, com aquele calor infernal resolvi iniciar o Quilt da colcha!

Minha mãe do céu!
Que trabalheira!!
Que desespero!! 
Que doideira!!

Quiltar numa máquina doméstica uma colcha assim é desesperador!!

Bem que a minha amiga Sonia Cazarim falou!! 
Mas eu sou teimosa e sismei com um quilt largo, sem fim só pra finalizar a dita!


Odiei o Quilt!!
A colcha ficou pesada demais ... 
... Pra mim e pra máquina!

Juro que nunca mais quilto uma peça grande nesta coitadinha aí!!

Agora vou iniciar a fase de desmanchar as pontas no quilt.
É bonita, a colcha ficou tãoooo pesada que eu perdia o rumo direto!!
Tem muitas curvas que viraram pontas!!

Hoje o dia será de reforma no quilt e de colocação do viés.
Preciso termina-la até amanhã de qualquer jeito!!
Porque?
Ahhh...
Primeiro porque me prometi...
E segundo... 
... Que rasgaram meu sofá da sala...

... E ele é corino...

Uma nhaca de rasgo que eu preciso cobrir.
Odeio isso!! 
Aliás, já não gosto deste sofá!



Mas aí está a meleca da colcha que me deu um baile na hora de quiltar!!

Nesta foto os defeitos mais aparentes...
Pontas nas curvas e pontos pulados!

Mas tudo bem, sou humana e erro (e muitooo) também!
Aliás o que é a vida senão o aprender e o desaprender, o acertar e o errar?

Ahh que nem tô aí pra isso!!

Sou feliz com minhas arteirices, tenho sonhos e vivo cada dia como sendo o último!
E isso minha amiga, não tem preço!!

Lá vou eu agora, sentar no ar condicionado com meu descosturador na mão tentar dar um jeito nesta meleca.

Volto amanhã com ela no sofá e sem muitos erros aparentes!! 
Hahaha
Beijocas e uma linda segunda para todas vocês!






sábado, 21 de janeiro de 2012

Saladinha de sábado!

Oi bonita!!

Hoje é sábado e eu estou com uma preguiça daquelas! 
Ontem costurei até as 3 da manhã e preciso voltar para maquina daqui a pouco!
Preciso mas não sei se vou...
Não!!
Eu vou sim!!
Hahha 
Nem que seja na madruga!!
To falando que sou meio doida!


Com as férias das crianças, minha rotina fica de cabeça pra baixo e as horas perdem todo o sentido convencional dos dias que não passam, voam!!

Contei pra vocês que andei reciclando muito. 
Olha só o que virou um galão de água de 10 litros e um tecidinho importado lindo!
Fiz isso nele, pois há muito não consigo mais comprar este modelo de água. 
Como eu não ia jogar fora, acabei transformando o danado num vaso.
Nele dá para colocar muitas flores!! 
Mas como não fui a feira e aqui em casa hortelã nasce aos montes...
Agora minha varanda esta cheirosa esperando o fim de semana que se inicia! 

E para curtir a manhã de sábado com sabor de hortelã, só mesmo meu novo livro de Tildas que chegou semana passada!

Comprei este danado na Saraiva em Agosto, e só agora ele chegou!
Mas valeu a pena, porque paguei nele apenas R$ 50,50!
Já vi lojas pela net que estão cobrando R$140,00!!
Absurdo esta diferença de preço... 

Bom, e por falar em comprinhas, comprei uns tecidinhos das minhas amigas Adriana Kastrup e Luna Lomeu lá de Teresópolis!
As LoKas por Patch, estão no facebook e tem um montão de painéis impressos e Fat Quarter para você babar!!
Tudo liiiindo de ver, além de ser tudo importado!!
Confere AQUI  que tem até sorteio de uma necessaire linda e totalmente do bem !! 


Olha o painel totalmente anos 70 que eu comprei ontem??
Aimmm que estou doidinha pra que ele chegue rapidinho!!


Hum!!
Isso aí eram quadrinhos separados de fotos antigas de Floripa, que eu engavetei faz muito tempo!!
As fotos, por serem muito velhas, acabaram grudando no vidro e não tinha muito o que fazer com eles.
Peguei esta placa de compensado que eu roubei de um lixão ( OMG!! ), passei uma cera dourada e colei os quadrinhos!
Agora ele esta esperando maridex fixar numa viga alta da minha sala! 

Bom agora vou lá terminar a minha almofada em Flic Flac!!!!



Virão os pontinhos do Quilt??

Aimmm que eu AMOOO quiltar a mão!!
Dá trabalho, fura meus dedos, mais fica tãoooo lindo! 
(É bonita, eu e o dedal andamos de mal!!)


Ahhh!! 
Na madrugada de ontem ainda inventei de fazer uma colcha de charm's!!


Será que termino até segunda??

Só para temperar ainda mais este post de sábado, uns tecidinhos fofos da Telanipo que eu comprei na quinta-feira!


Será que sai uma bandeira do Brasil daí??
Hihihihih

Como salada que é salada tem que ter tomate fresco, que tal um tomatinho da minha hortinha só pra terminar o post de um sábado preguiça?


Agora eu fuiiii de verdade que a família me chama!!
( Afinal hoje é dia de churras e de desopilar o fígado!! )


Beijocas 




Related Posts with Thumbnails

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012
Designer Andreza Boal

Círculo S/A

Círculo S/A
Eu uso e recomendo!

Eu uso!!

Eu uso!!
Super recomendo!

Tecendo Sonhos pelo mundo!!