Mostrando postagens com marcador Jogos americanos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jogos americanos. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 9 de abril de 2012

No início, sempre há um porque...

Oie bonita!!!

Bora falar de Patchwork a mão?
Vou tentar te explicar porque eu bato tanto nesta tecla e o porque da minha paixão...
Falemos sobre paixão, mitos, verdades e também sobre paciência.

Porque Patchwork antes de tudo é paciência!
Patchwork a mão além de paciência tem que ter paixão!





Esta foto é de um novo projetinho que estou fazendo...

A mão, claro!

Até este ponto só tem costuras a mão.

Ainda preciso colocar as faixas, quiltar (a mão ou não) e termina-lo de fato. 

Mas para este post prefiro que ele esteja assim inacabado para você entender onde eu quero chegar.

Quando eu falo que faço Patchwork a mão as pessoas se surpreendem. 
Muitas até me chamam de doida!!
Sou doida sim, mas neste caso é pura paixão mesmo!

Juro que não entendo como a magia do Patchwork a mão se perdeu no mundo moderno.

Quando comecei a fazer Patchwork fiz minha primeira aula com papel milimetrado e nadinha de tecido.
Lápis 6b, borracha e uma régua de 30 cm.
Na segunda aula fiz um pouquinho mais, aprendi a usar o papel craft ( Papel pardo) como um milimetrado...
Usei uma radiografia* limpa (*Isso eu não faço mais! Depois juro que te conto!) como acetado e fiz muitos moldes.


Ahh! Também aprendi a riscar o molde no tecido e a alfineta-lo.
Pelo menos mexi um pouquinho no tecido... 
:/


Lembranças interessantes me vieram a memória que renderiam outro post.



Minha primeira professora, há seis longos anos atrás, fazia absoluta questão de que isso era a primeira coisa a ser entendida por nós.


Tecidinhos e costurinhas que é bom, até aqui nadinha!!



Segundo ela, e hoje segundo euzinha mesmo afirmo, uma pessoa que se dispõe a aprender a fazer Patchwork precisa saber tirar um molde ou um desenho do bloco que se pretende fazer em qualquer papel.

Imagina você bonita, que eu e minha boca grande, na hora fui logo perguntando... 

"Mas é preciso tudo isso mesmo??? 
Como assim, isso não era aula de costurinhas??? 


Preciso mesmo disso? 
Quero aprender a costurar os pedacinhos logoooo!!"

Lembro da expressão dela até hoje e também do que pensei e não falei...

Seria cômico se ela não tivesse sido tão séria...

Ela me respondeu com simples palavras em forma de pergunta, mas que me fez calar o bocão e tratar de fazer rapidinho o que ela havia proposto.

E posso confessar?

Sábia decisão... 
Não me arrependi nem um pouquinho!
Na verdade aprendi muitooo!!!


Olha o que ela me disse...

"Imagine você, Andreza, viajando para um lugar lindo, você está num castelo antigo em ruínas e depara-se com um piso maravilhoso com um mosaico de formas? Você nada tem na mão além de um simples guardanapo, uma caneta na bolsa (hoje seria uma câmera digital na bolsa né? Ou um celular ultra mega I-tudo), e uma vontade louca de copiar o padrão. Na sua mente só a imagem de um lindo quilt único e diferente, o que você fará se não souber como passar aquela beleza para o papel e consequentemente para o tecido?"

É meninas, é preciso saber tirar um molde, fazer um bloco perfeito de encaixes e saber como você fará isso.
(Mesmo se você tiver tirado uma foto FullHD claríssima e perfeita.)





Este trabalho da foto, prontinho, é o da minha amiga/profi Rosangela Schmitz.
Também todinho feito a mão!

Percebeu que o trabalho que ela fez é menor do que ela me passou?


Se ela não soubesse trabalhar com o papel milimetrado, mesmo sabendo costurar...
Não seria tão fácil assim aumentar ou diminuir este trabalho não é verdade?
Ou estou errada?
Radical?
Ta, só um pouquinho chata demais!


Mas eu falo isso porque recebo muitos e-mail's de meninas em busca da confecção do seu primeiro bloco. 

Bonitaaaaaa!!

Patchwork é matemática, até eu que odeio matemática convivo com isso!!
Bendito seja a pessoa que inventou o papel milimetrado!!

Sou um pouquinho chata. 
Sou um pouquinho mais bitolada.
Sou adepta ao  Patchwork a mão, sim senhora!!


Mas também não sou nenhuma obtusa!!
Apenas uma das minhas preferencias, só isso!
;)


Para mim, não existe nada mais gostoso, no Patchwork, do que fazer um bloco a mão.
Isso sem falar dos encaixes que ficam certinhos, neam?
Vou te confessar que meu nine patch na máquina demorou alguns anos para ficar "bonzinho", já o a mão...
... No meu primeiro bloco os encaixes ficaram certinhos!


Dá uma olhada no que eu fiz no meu primeiro mês de aula.
Foram 12 blocos de uma estrela que fiz em casa, e depois levei 2 anos para montar...





Claro que nos dias de hoje poucas são as professoras que nos ensinam a fazer patchwork a mão, e mais poucas ainda as alunas que querem seguir este tipo de vertente. 
Mas eu amooo demais esta arte para deixa-la morrer!



Sei bem como é a loucura da vida corrida, ela faz com que desejemos ver nossos trabalhos prontos rapidinho. 


O tempo, tão lindo e tão cruel...

São raros os atelies em que se dá aulas de Patchwork a mão.
É mais fácil se dedicar a aprender o Patchwork a máquina.


É a lei da produção, globalização!!

Acredito simmmm, que é super importante (E LINDOOOO) fazer Patchwork a máquina!


Eu mesma faço sempre!
Nem oito nem oitenta, neam bonita?


Equilíbrio é importante!
Portanto não estou desmerecendo ninguém heim?


Estou apenas te contando o porque de EU gostar tanto!!


Tem coisas que só na máquina podemos executar. 

Mas que o Patchwork a mão tem seu charme, ahhh isso tem!

Duas maneiras lindas de expressar nosso amor pelo Craft!

:)

Infelizmente tem uma consequência boa e outra ruim do moderno e cibernético do nosso mundão.
Nesta era da informação e do YouTube.


O ruim é quando se fala em Patchwork a mão...

Pensa-se em pontos de alinhavo, pontos atrás e até há quem fale em aplicação como Pachtwork a mão. 

Mas não é nada disso.


Patchwork a mão é paciência, é encaixe perfeito e é também pontinhos miúdos, réguas de margem, moldes certinhos e muitos alfinetinhos!!!
Viu que avesso bonitinho?




Mas você pode estar se perguntando...
Mas não descostura com o tempo Andreza?


Vou ser super sincera aqui...


Depende da tua costura, neam?


Eu tenho uma colcha costurada a mão que já foi lavada várias vezes na máquina e continua linda, mas tenho toalhas feitas a máquina que já descosturaram em alguns pontos.


Tudo depende da costura que se faça, neam??


Já a notícia boa é que o Patchwork moderno tem crescido um montão!
E é lindo de ver e de viver com ele!


Assim como acho divino um Patchwork a mão, e magnífico um Patchwork moderno o Craft fofurice também arrasa!

E é isso meninas, fiz este post porque precisava partilhar este sentimento com vocês.

...Minha paixão e minhas costurinhas...

Meu amor pelo feito a mão e o porque de faze-lo é o que eu queria contar para vocês.

Peço desculpas se você não compreendeu onde eu queria chegar, mas saiba que o Tecendo Sonhos é um espaço democrático onde o feito a mão e o a máquina convivem juntinhos.


Aqui nada de segregação ou de intolerância.
Tudo o que é feito com amor, neste universo enorme do eu que fiz, fica lindo e tem seu charme próprio.
Seja a máquina ou a mão o importante, sempre, é fazer do nosso jeitinho e colocar muitooo amor naquilo que se faz!

Ahhh!!
Aproveitando o tema deixa eu mostrar para vocês as agulhas de ouro negro que eu comprei lá no Patchwork na Praia, no estande da Eliane Castelan!


Elas são perfeitas para quiltar a mão e também para as minhas deliciosas e terapêuticas costurinhas! 


Suuuper recomendo, elas são ótimas!!
O preço estava imperdível!!
Mas sabe o que elas tem de melhor?
Não entortam na minha mão!!!

Hahahaha

Esta aí uma pergunta que não quer calar... no que diz respeito ao costurar a mão... 
Entortamos muitas agulhas ou são elas que se moldam aos nossos dedinhos??!

(AMOOOOO muito tudo isso!!)

É isso bonita!!
Uma grande beijoca, muitos quilt's de amor e esperança e uma ótima semana para todas nós!!

Radiografia limpa com água sanitária nunca mais!

Ela tem radioatividade alta e eu estou fora!



Hoje desenho 2 milimetrados e um eu corto e colo no papelão de embalagens de cereal, café e do que mais der para reciclar!

Quando é inevitável (como no caso do Flic-Flac que é necessário um molde transparente...) gasto um pouquinho mais na papelaria e compro um pedaço de acetato.
Faz bem pro planeta e minha saúde agradece!
;)

segunda-feira, 26 de março de 2012

O que se leva da vida é a vida que se leva...

Oi bonita, como vai?

Bora falar de energia, de felicidade, de vida, de alegria, de encontros e também de ser uma eterna e feliz aprendiz?
Hoje eu poderia começar este post de inúmeras maneiras, mas vou começar pelo poder da serenidade.



Mas afinal o que isso tem haver com o post?
Tudo!
Porque a gente só encontra a serenidade se temos a certeza de que fizemos tudo o que poderia ter sido feito da melhor maneira possível.
Hoje estou serena, realizada e feliz!
Quero muito agradecer por todo o carinho que recebi nestes últimos dias, as trocas e o aprendizado, os encontros e os reencontros...

Obrigado, obrigado e muito obrigado!

O Patchwork na Praia acabou e eu fiquei com gostinho de quero mais!


Adorei fazer parte das Cirandas.
Foram momentos gratificantes em companhia de mestras e alunas incríveis, onde ao meu olhar aprendi muito mais do que ensinei.

Obrigado a Quilt Brasil pela oportunidade!!!
Foi mesmo uma grande honra!

Participar como professora de 2 técnicas na Ciranda deste último Patchwork na Praia foi uma experiência incrível e indescritível.
Tudo foi intenso... a interação com as meninas, a troca, o "time" da demonstração... enfim tudo muito enriquecedor!




Neste momento sinto que mais uma etapa da minha vida foi concluída, e que daqui pra frente é preciso continuar plantando sementes fortes e continuar regando o jardim da minha história.

Afinal tudo o que plantamos com amor sempre nos faz colher flores encantadas.

Sentimento único, o de ensinar...
Esta aí uma sensação que eu amo sentir!

Seja através de um e-mail, vídeo, telefone ou o ideal do presencial, realiza minh'alma e me deixa completa poder ensinar, trocar e aprender...

 Já estou em casa depois de 3 dias maravilhosos e intensos.
Estou cansada sim, mas não poderia deixar de vir aqui dividir com vocês estes momentos!



Confesso que como indivíduo, saí muito melhor do que cheguei, tamanho o aprendizado.
Um desafio super interessante que eu adorei mesmooooo!

Mas e os encontros?



Meninas arteiras deste Brasil lindo estavam reunidas por lá!
E eu tive o prazer de encontrar e conversar com muitas!

Estes encontros são muito especiais.
Recarregam a energia!!



Aos poucos farei post's com muitas fotinhos especiais com meninas mais do que especiais!

Juro que coloco também algumas fotos do evento, que a cada ano surpreende pelo crescimento e evolução!


Que venha o 4 Patchwork na Praia para que possamos mais uma vez recarregar as nossas energias!

Hoje as fotos são de algumas peças que eu terminei mas ainda não havia postado por aqui.
As peças com hexágonos foram todas feitas a mão!
Amooo!


!!
Olha que mega prazer o meu!!

Fui convidada pela diretoria da ABPQ para fazer uma demonstração no Stand da Associação!!

Claro que aceitei o convite e tentei fazer algo simples e de fácil explicação!

Optei pelo aproveitamento de tiras com a técnica "String Piecing" ou "String Pieced".




Vocês sabem como amooo aproveitar um retalhinho, neam?

A demonstração foi ótima, e mais uma vez aprendi muito mais do que ensinei.

Obrigado Suzana, Sonia e Maria Fernanda pela super oportunidade!


Bom é isso pessoas lindas! 

Espero que a semana de vocês seja repleta de retalhos de felicidade, para que vocês possam fazer um Quiltado de muita alegria e emoção!

Porque bonita... 
...O que se leva da vida é sempre a vida que se leva!
Beijocas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Praticidade, será que vai agradar?

Oi meninas!!

Com a chegada do Natal vamos ficando mais e mais ansiosas para dar conta de tudo, não é mesmo?
Bom, eu pelo menos sou assim...
E com a correria do advento, a criatividade pode ser uma grande aliada!



... Semana passada estava quebrando a cabeça pois havia muitos pedidos de jogos americanos...

Junto a isso, acabei usando um jogo americano feito por mim, num jantar aqui de casa. 

Mesa arrumada, tudo lindo, mas no outro dia precisei lava-los...
Clarooo que eu os lavei na mão, mas ao lava-los fiquei pensando que seria muito mais fácil e prático se os jogos americanos não tivessem manta acrílica...
... Secariam muito mais rápido e poderiam ser lavados na máquina...
... Também ficaria muito mais fácil passa-los a ferro...


Mas porque sem manta, se eles ficam lindos com elas e um Quilt básico??
Nada que um pouco mais de cuidado não resolva...

Mas pergunta me matava!
Será que vai ficar bom?
Vai vender?
Vai agradar?
Ops...
Dúvida cruel!!


Bom pensando bem... 
Estamos entrando em 2012, e a palavra chave desta primeira década do século 21 é a praticidade!
Ou estou errada?


Bom, quebrando cabeça ou não, eu resolvi arriscar e abusar da minha "criatividade" preguiçosa!
E posso confessar?
Eu adoooorei o resultado!
São jogos leves, práticos, lindinhos e baratos!


Hum, aproveitei estes tecidinhos da Círculo de impressos, e investi em joguinhos bi-colores.

Este do Jornal é antiguinho! 
Acho que comprei faz mais de 2 anos!
Até que enfim dei uma utilidade para ele que é meio "estranho", pois tem nos impressos letras ao contrário e no sentido normal. 
Uma bagunça só!

Mas é preciso dizer que a Círculo evoluiu na qualidade dos seus tecidos, porque o de Cupcake, qeu comprei faz 1 mês é muito superior ao de jornal, que tem uma textura levemente desfiada...

Aproveitando as sobrinhas fiz uns composês com os jogos americanos e 2 aventais.


Este ficou bem Vintage, adooorei!


Já este é bem tradicional, mas ficou clean!
Amei! 
E você bonita?
Gostou?

Aimmm que ainda tenho tanta coisinha pra mostrar!!! 
Mas preciso correr um tiquinho mais hoje!!
Hoje começa a semana  de prova final pro meu filhote, e aí já viu, neam?
Mamãe pilha junto com o pequeno adolescente!
Afinal pela primeira vez na vida e bem no nono ano, ele ficou "só" em 6 matérias!
OMG! 
... Só mesmo a mãezinha do céu pra nos iluminar esta semana que promete!
Boralá!!

Mas prometo voltar esta semana com uma historinha bem interessante e aí aproveito para mostrar tudinho pra vocês!
Combinado?

Beijocas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um bom chá, um pedido, um jogo americano de aniversário e um rumo diferente!!

Olá meninas lindas!!

Hoje busquei a ajuda de Artémis para inspirar-me a escrever e também para proteger um amiga querida!



Artémis é uma das Deusas mais importantes do Panteão Grego. 
Considerada uma destemida caçadora, ela rege a lua, os partos e é protetora implacável das mulheres. 
Seu dia é a segunda-feira e tem como símbolo o arco e flecha, a crescente lunar e a garra de urso...

Possui a força necessária para enfrentar todos os males...
Irmã de alma, estou contigo!!

Suas flechas costumam acertar o alvo e hoje eu peço a ela que realize alguns desejos pessoais...



Como vocês sabem, eu tenho alguns muitos Ufo's... 
Ufo's são projetos iniciados e que há muito esperam por uma finalização. 

Hoje também senti necessidade de buscar alguns deles no fundo do baú e termina-los... 
(Mil necessidades no dia de hoje!!)

Comecei pelos que estavam quase prontos!

Como este Jogo Americano de Cupcakes.

O coitado já estava de aniversário (1 anooo de Ufo)!!!! 

Para comemorar resolvi fazer um chá gostoso e para acompanhar um chocolate!!

Eu mesmo não sou fã de chocolate, só como se for com um chá quentinho no fim de noite! 

E para ficar tudo no "clima" e a foto ficar "bonitinha"...

...E a minha amiga Mariane não brigar comigo...
hihihi

Colhi no quintal uns galhinhos de Hortelã que eu amoooo o cheiro e coloquei numa garrafinha de campagne que eu esvaziei dia desses... hehhe

Afinal...tudo é energia!! 

Fim de tarde lindo, hortelã cheiroso e colhido no anoitecer, orações para a Lua e para a mãe...
Amooo muito tudo isso!! 

Mas preciso mudar o rumo do post...

Recebi hoje o Jornalzinho da ABPQ. 

Advinha o que tem na última página??

Uma foto com a turminha que fez o curso de Capacitação para Professores de Quilt e Patchwork em Garopaba!

Eu estou lá também...um pouco estranha na foto, mas estou!!! 

Saudades daqueles dias, o curso foi mesmo delicioso!!

Para quem ainda não fez, e pode ir a Londrina, eu realmente recomendo!!

Mas no Jornal também tem novidades...

Vem aí Eleições para a nova Diretoria da ABPQ!!

Hum... 
Renovação é bom, mas espero de coração que quem quer que seja eleito, continue o belo e consistente trabalho da atual diretoria!

Em Outubro estarei lá em Gramado para conferir e votar também!! 

Por hoje é isso...

Votarei em breve com mais Ufo's e uma rodada de reciclagem...

Ahhh!! 
E sorteio também!!

É claro que na onda da reciclagem me inspirei na doce e criativa Lúcia Klein, dona do blog "Calma que estou com pressa!" que eu adorooo!!

Beijocas



Related Posts with Thumbnails

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012
Designer Andreza Boal

Círculo S/A

Círculo S/A
Eu uso e recomendo!

Eu uso!!

Eu uso!!
Super recomendo!

Tecendo Sonhos pelo mundo!!