segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Livro Doze Pontos de Ouro


Doze pontos de ouro

Lições para ter sucesso na vida extraídas da colcha de vovó é um livro singelo, que se tornou um best-seller no competitivo mercado editorial americano. Sua autora, Aliske Webb, escreveu-o com a pretensão de contar histórias comuns, pequenos instantes de sabedoria passados de gerações em gerações, utilizando um quilt (a tradicional colcha americana totalmente feita e bordada à mão) como metáfora para as intrincadas questões da existência. A princípio, ela própria se encarregou da publicação, viajou com a família pela América do Norte para promover a obra e chegou a vender mais de 25 mil exemplares. Época em que a Harper Collins se interessou em editar a obra, repetindo o sucesso em mais oito países e alçando-a ao topo da lista dos livros mais vendidos no Japão.
Para entender o fenômeno Aliske Webb, basta ler Doze pontos de ouro, uma obra centrada na intimidade e na memória de três gerações de mulheres que se encontram todos os meses, durante um ano, para tecer uma colcha e, com isso, costurar várias questões existenciais e familiares. A autora recorre à tradição do quilt herdada de suas avós e bisavós para mostrar como seus tecidos são cerzidos ao longo de uma vida, e como cada dobra, costura ou retalho, perfeições e imperfeições representam as mais profundas
alegrias e tristezas da vida.
Na história, a avó de 85 anos, moradora de um conjunto residencial para idosos em Clareville, recebe a nora e as netas, ensinando-lhes as técnicas de confecção da colcha e aproveitando cada detalhe do processo para dar-lhes lições de vida. A neta mais velha, Jennifer, é ambiciosa, deseja ganhar milhões de dólares e só almeja o sucesso. A irmã, Susan, é quase o seu oposto: quer ser
professora e guarda pretensões bem modestas.
Durante o ano em que tecem a colcha, elas discutem temas como sucesso, dinheiro, poder, política, medo e caráter. Ou comentam a evolução da condição feminina na sociedade
, ora concordando, ora brigando, mas sempre determinadas a cumprir as doze metas, os doze pontos de ouro do título, que começam com a necessidade de se "assumir um compromisso" até a felicidade em se "celebrar a vida". Tudo isso costurado pela filosofia do quilt, assim traduzida pela autora: "Os nossos valores são como pontos que foram costurados para a frente e para trás a fim de criarem uma peça inteira de tecido, toda uma vida. Quanto mais firmes os pontos, mais firme a trama, e melhor o acolchoado. Da mesma forma na vida, quanto mais firme o caráter, mais sucesso e felicidade teremos."
Sobre a autora
Aliske Webb mora em British Columbia, no Canadá. É terapeuta, escritora e conferencista. Seus temas são a criatividade e a questão feminina. Como reza a tradição, tece quilts como hobby, além de editar seus vários livros no formato e-book.

10 comentários:

Nanci M.dos Santos disse...

Andreza, primeiro obrigada pela visitinha e pelo comentário!Adorei este texto, e o que mais tenho admirado em vc é a generosidade de postar vários moldes ao invés de guardá-los somente pra vc! Parabens pela sua conduta! bjs

Tecendo Sonhos disse...

Nancy querida, amo partilhar, e pra que guardar só pra mim se tem um milhão de meninas procurando coisinhas e ideias para recriar??
Acredito que fazendo a minha parte, contribuo para um mundinho um pouquinho melhor...menos egoista...sei lá ..algumas criticam...mas a maioria aprova, e isso é o que importa!! Obrigado pelo carinho e beijocas!!
Andreza

Nile e Richard disse...

Oi amiga.
Seu relato é ótimo o livro deve de ser muito bom.
bjtos.Nile.

Luciana disse...

Oi gostei de saber sobre o livro.Será que o filme colcha de retalhos foi baseado ou inspirado nele? Porque é bem uma prática Americana mesmo, reunir para realizar trabalhos em patchwork, assim como no filme.
Legal, depois vou procurar por isso.
Um abraço, até mais.

Simone disse...

Oiê Amiga, tô passando p/ te desejar uma ótima terça-feira. Se vc conseguir o molde da galinha d'angola, pq vc acredita que até agora não consegui? hehehehe... Bjos, obrigada!

Luciana disse...

passei por aqui
bjim

Leide Almeida disse...

Flor, adorei o texto... obrigada por compartilhar conosco... Adorei esta parte do texto: "Os nossos valores são como pontos que foram costurados para a frente e para trás a fim de criarem uma peça inteira de tecido, toda uma vida. Quanto mais firmes os pontos, mais firme a trama, e melhor o acolchoado. Da mesma forma na vida, quanto mais firme o caráter, mais sucesso e felicidade teremos." Aliske Webb .... bj

Paninhos coloridos disse...

Andreza, muito boa sua postagem...pois além de fazermos nossos trabalhinhos,nossas postagens e comentários são uma forma de aumentarmos nossos conhecimentos e melhorar mos como pessoas...e você está se tornando mestra em dividir coisas boas conosco...
Vou ver se enconto o livro,,,gostaria de lê-lo!!
Bjs.

Talita disse...

Andreza, você passou no retalhosatecetal, da Jaci, e comentou um bordado que eu fiz e ela postou. Vim retribuir a sua bondade e conhecer seu trabalho. Tudo muito caprichado e cheio de amor.

Se você me mandar seu email, vou mandar pra você um texto que eu fiz comparando o "reino de Deus" a um grupo de mulheres que se reuniu para costurar retalhos. Acho que ficou legal - no fundo é a mesma idéia que cada um que mexe com patchwork ou bordado acaba tendo. A metáfora é inevitável.

Um grande abraço pra você!

escrevapratalita@terra.com.br

Talita

Tecendo Sonhos disse...

Meninas!! Que delicia cada comentário recebido!! Adoro quando vocês gostam dos post's... é um prazer maravilhoso te-las como amigas! A todas vocês meu muito obrigado!! O livro é bem legal...não faz muito o meu genero, pois é de auto ajuda, mas o que me interessou foi a relação com o patchwork, é uma visão bem marcante e que me conquistou..Vale a pena ler!!E aquela frase...pontos firmes...carater..tudo de bom, ne??
Beijocas pra todas vcs, viu??!!
Andreza

Related Posts with Thumbnails

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012
Designer Andreza Boal

Círculo S/A

Círculo S/A
Eu uso e recomendo!

Eu uso!!

Eu uso!!
Super recomendo!

Tecendo Sonhos pelo mundo!!