sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O começo...



Devaneios de Andreza.... I


Eu amo costurar a mão!! Mas a máquina é super importante para os acabamentos e para alguns trabalhos específicos.

Se você já tem intimidade com a máquina não vai me entender muito bem...Mas se você esta começando a fazer Patchwork, talvez encontre neste texto alguma identificação.


Quando eu era pequena amava fazer roupinhas para as minhas Barbies, todos os anos eu passava as férias de verão na casa da minha avó e ela era costureira... Em fevereiro eu e minha amiga Eliandra faziamos um desfile de carnaval com nossas Suzis e Barbies, colocavamos todo mundo pra trabalhar. E depois a família inteira para assistir! Eram semanas de preparação... Samba enredo, carros alegóricos e fantasias! Ela tinha um ajudante, seu irmão mais novo, e eu como não tenho irmãos, colocava meu priminho Rangel pra trabalhar...eles eram responsáveis por empurrar os carros alegóricos...

Minha avó me ajudava com as fantasias, mas mandava que eu costurasse tudo na mão... Na sua máquina jamais!! A máquina dela não tinha motor, era no pedal... meu sonho era saber pedalar e manusear aquela maravilha! Mas ela jamais deixou...quando me pegava ali, me botava de castigo... era terrível... as vezes de tanto eu ficar ali pentelhando ela, costurava para mim algumas peças, mas era só...

Quando começei a fazer Patchwork eu morria de medo da máquina... No curso eu dizia...máquina não!! Quero fazer na mão!! Todas riam muito de mim, mas eu resistia até o fim!

E por 1 ano e meio foi assim...quando precisava de uma máquina, ia pra escola, e chorava pra alguem fazer pra mim... aos poucos fui me soltando e começei a costurar sozinha e em linha reta.

Ganhei da minha avó a tal máquina destruida e totalmente abandonada... reformei ela todinha, ficou linda!! Eu sempre a chamei de "A intocável" , até hoje não costuro com ela, mas ela me faz companhia e será assim para sempre! Meu atelier virou o seu museo!

Ano passado ganhei de aniversário da minha mãe uma Singer Facilita, e é com ela que faço os meus trabalhos.

Nós duas viramos grandes amigas! Companheiras de desastres, fracassos e sucessos! Tenho muito orgulho da minha "Poderosa" !!

Por isso quando me perguntam sobre que máquina devo comprar sempre falo:

- Cada uma tem seu estilo e necessidade, mas se você esta começando não precisa de uma mega-super-máquina poderosa e caríssima! Compre algo que você vai saber usar, e criar vai ser mais fácil!! Pra que complicar se podemos simplificar??


Devaneios de Andreza...II


O Patchwork entrou na minha vida por acaso e nele descobri raízes antigas. Sempre amei pintar, e via o patchwork como algo impossível para mim, pois imaginava ser complexo demais e temia não ter a paciência e a delicadeza necessária para esta arte. Minha sogra me incentivou e começamos juntas um cursinho de Patchwork.

Claro que me apaixonei!

Descobri uma habilidade em pontos a mão que não me recordava ter. Quer dizer.. as recordações estavam meio apagadinhas... tudo se perdeu na memória...!!!

Até eu começar no Patchwork.

O resgate foi incrível, e começei a criar peças, fazer blocos sozinha e descobri uma nova família de amigas inesquecíveis.

Na páscoa de 2008 fui a casa da minha avó passar o feriado com toda a família. Minha avó ficou eufórica com meus "paninhos" e pontinhos minúsculos perfeitos. Lembrou-se de sua mãe, que morreu com 33 anos, e deixou pra ela, na época com 13 anos, 15 irmãos pequenos para cuidar... Segundo suas lembranças, minha bisavó fazia colchas de retalhinhos para vender, e seus moldes eram caixinhas de fósforos. Sua ultima colcha foi vendida e com isso nada sobrou. Ou melhor... com lágrimas nos olhos minha avó lembrou de sua infância e eu me envolvi ainda mais nesta arte apaixonante.

Faço o curso 2x por semana numa escola profissional, e este ano farei alguns cursos em Gramado. Criei este Blog para ajudar aquelas que estavam começando e que como eu encontraram obstáculos, e também para criar novas amizades!! Pois para mim Patchwork é para ser feito entre amigas!!

Quero participar da história do patchwork, descobrir mais e mais segredos e tecer com vocês esta teia de amizade e informação. Espero poder estar sempre aqui pertinho, e sempre colaborar no que for necessário para o sucesso de cada uma de vocês!!

Com certeza é um grande prazer dividir com vcs as minhas histórias e os meus conhecimentos!!

Obrigado por suas visitas, pelo carinho dos comentários e e-mail's que recebo!

E o meu MUITO OBRIGADO pelo grande número de amigas que ganhei nestes últimos 4 meses!!

Beijocas no coração,

Andreza

3 comentários:

Luciana Pires disse...

Como é linda a sua história.Como e lindo saber que cada uma das pessoas que se paixonam pelo patchwork descobrem que lá no passado alguma veia para a costura já existia...é lindo isso.Formar raizes. Temos nossos filhos e eles crescem assim como nós crescmos, mas sabemos que saimos de um núcleo, de uma família, e o mais incrível, é que as hostórias tem mais ou menos o mesmo enredo, uma avó costureira, uma bisavó, alguem se se foi, alguém que chega, e vamos formando raízes....
Devemos voar sempre, mas sabendo onde podemos pousar, nunca esquecendo o nosso porto seguro.
Amei saber um pouco mais de você e sua linda história.
Um abraço, até mais.

Tecendo Sonhos disse...

É verdade Lu, família é tudo e a minha avó é daquelas que nos ensinam lições diárias!! Quero poder chegar na metade da idade dela e ser só um pouquinho como ela...já seria um presente de Deus!!
Meu porto seguro...minha história, minha vida...
Obrigado pelo teu carinho minha amiga, vc faz parte do meu coração!!..criou raízes, rasas ainda, mas muito forte, como o coração da minha avó!! haha
Te adoro
Beijocas
Andreza

Luciana disse...

Obrigada por permitir que eu possa fazer raizes no seu coração, saiba que da minha parte é o mesmo, um abração, bom final de semana e avante às produções, tenho tantas idéias, vou anotando tudo em um caderninho pra nã esquecer.

Related Posts with Thumbnails

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012
Designer Andreza Boal

Círculo S/A

Círculo S/A
Eu uso e recomendo!

Eu uso!!

Eu uso!!
Super recomendo!

Tecendo Sonhos pelo mundo!!