quinta-feira, 1 de abril de 2010

Coincidência ou cópia??

Boa tarde meninas lindas do meu coração!!

Acabei de receber um comentário que me deixou intrigada!!


A querida Larissa do Blog Trivial básico reinvidica a autoria sobre uma parte de uma postagem minha de Novembro 2009.
A postagem é "Receitinha de Sachês Perfumados".
Confesso que me surpreendeu tal pedido pois costumo ser bem rigorosa com a cópia de textos pela net a fora...
Mas como gosto de justiça e prezo sempre pela idoniedade do Tecendo Sonhos, venho neste post pedir desculpas publicamente sobre tal coincidência, pois seu post é mais antigo do que o meu.
Os meus textos são sempre escritos por mim, talvez até eu as vezes, busque inspiração em livros e revistas, mas tudo o que escrevo vem da minha cabeça!!
Sempre!!
Jamais de outros Blogs!!
Minha mãe sempre me ensinou a não fazer para os outros o que eu não gostaria que fizessem comigo, portanto não acredito em cópia, mas sim em coincidência.
Realmente os textos são bemmmm parecidos!!
O que me deixou perplexa e triste por ter acontecido!


Abaixo os links para a apreciação...




Querida Larissa, a autoria é sua.
Me desculpe e saiba que lamento muito o que aconteceu!!
Beijocas




9 comentários:

Silvana Vituriano Celistre disse...

Andreza, os textos são realmente parecidos, mas não são idênticos.
As partes similares são apenas no modo de fazer. É compreensível que tenha sido parecido com o texto dela, pois trata-se de uma receita e receitas devem ser passadas ao pé da letra!
Um grande beijo e boa sorte.

Clô Manso disse...

Concordo com a Sil a receita é a mesma não tinha como escrevê-la diferente, mas não trata-se de cópia.
Bjs e Feliz Pascoa.

Larissa disse...

Andreza, fiquei feliz de verdade com sua postagem! Eu me sinto HONRADA por ter um texto meu (ou pelo menos uma parte dele) aqui no seu cantinho, que é especial! Não me entenda mal, por favor. Receitas são para ser copiadas mesmo e eu não me importo, até porque se colocamos algo na blogosfera já sabemos que é para ser compartilhado. Outras pessoas já fizeram referência à essa postagem do sachê, que foi muito comentada e pela qual recebo e-mails até hoje. Eu mesma já usei fotos e receitas de outras pessoas, citando as fontes. Acho que esse é mesmo o nosso compromisso de blogueiras e não tenho dúvidas depois desse post que é o seu compromisso também. Vamos trocar mais receitas! Tecendo sonhos já está na minha lista de favoritos. Grande abraço.

sgpatchwork.blogspot,com disse...

Oi!
Tb concordo com a Sil. Milhares de receitas são passadas de geração em geração, sem mudar quase nada nos seus procedimentos. É dessa forma que muitas artes são perpetuadas, tanto na culinária como no artesanato. Não tem muito como ser diferente umas das outras.
Bjos.

Jack DpRt disse...

Interessante que em 2010 ainda existam pessoas nessa briga por autoria, reencenando a disputa entre Santos Dumont e os Irmãos Wright. E olha que eles nem teriam como copiar suas idéias... A internet ainda nem era uma idéia. E a gente vê gente com absoluta certeza de ter sido copiado enquanto nem ao menos cogita que pode não ter sido lá muito original para começar... A internet que vem derrubando questões de direitos autorais e nos levando a pensar "fora da caixa", em outras direções ainda irônicamente se torna palco de disputas de autoria de coisas que para começo nem são criação original. Textos parecidos, não idênticos. Gosto mais do mais novo... Vai ver saiu mais maduro do berço das idéias, que deve ser menos impermanente que nossos egos...

Miriam disse...

Realmente não entendi onde está a cópia. Receitas que eu saiba não podem ser escritas diferentes. E o texto, para mim,por causa da receita, são parecidinhos só. Quanto a receita de sachê com sagu eu conheço a muitos anos.....

Mariane disse...

Ainda bem que vc não aprovou meu comment...rs, fiquei de cabeça quente e depois fiquei preocupada, temos que cuidar muito bem da nossa imagem na net e vc foi muuuito fina na sua resposta, quem sabe um dia fico assim!
E obrigada por ajudar a frear minhas intempéries e a cuidar da minha imagem tb!
Esse aqui tb lê e apaga, ok?
Abç!

Guilherme Ribeiro disse...

Ah, as sutilezas da arte da escrita...

Andreza, o plágio na internet deve, sim, ser fortemente combatido. No caso de receitas, sabe-se que a coisa é mais difícil. Mas defender a flexibilização do conceito de autoria - como li em comentários por aqui - é anti-civilizatório. A internet é um ambiente novo que ainda precisa de uma regulação que deve ser produzida pela própria sociedade. E as pessoas precisam saber que não ficarão impunes ao plagiar os outros crendo que a internet é incontrolável.

Eu, que sou plagiado com frequência na internet, defendo meus interesses. Cada um que defenda os seus e assim criaremos uma cultura de respeito na na rede.

As semelhanças do seu texto com o da Larissa são muito sutis. Quase imperceptíveis. E isso não é, nem de longe, e nem pretende ser, uma acusação de plágio. Receitas tem formas muito específicas e tendem a ficar iguais ou muito parecidas, como aparentemente aconteceu aqui. Mas os autores competentes têm recursos imprimir marcas do seu estilo de escrita nelas.

No mais, encontrei (apenas "em cache" - creio que o texto tenha sido removido) um plágio integral do texto da Larissa no site PONTO CRUZ, com o título "Lembrança de Nascimento". A pesquisa é fácil. Basta copiar um parágrafo de texto dela e jogar no google.

Esse plágio descarado, sem nenhuma citação - coisa de gente sem caráter - pode ser visto aqui: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:5Bu7fNgjqqAJ:pontocruz.info/lembrana-de-nascimento/+Eu+adoro+fazer+arte.+Literalmente.+:-%29+Esses+sach%C3%AAs+perfumados+foram+presente+para+uma+amiga,+pelo+nascimento+da+filhota+dela.&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

Compare os textos, detalhe por detalhe... Não é absolutamente igual?

Agora me diga: a pessoa que tem a cara de pau de publicar um texto com uma história que não existe (porque a amiga que teve um bebê é da Larissa e não de alguém da PONTO CRUZ) não merece um belo processo nas costas? Haja óleo de peroba! Há que fazer valer - sim! - o conceito de autoria, ora bolas!

Quanto a este caso aqui, se a Larissa sentiu o estilo dela no seu texto, ela tem o direito questionar, embora o que se viu aqui tenha algo muuuuuuito diferente do que se vê nesse link que eu postei.

Mas pelo que se lê no seu texto, e no comentário da Larissa aqui, a coisa já está resolvida entre vocês.

Parabéns pelo gesto e pela manifesta defesa da boa postura no ambiente da internet.

Abraço.

Tecendo Sonhos disse...

Guilherme querido, sou obrigada a concordar com você, infelizmente este negócio de cópias é muito desagradável!
O plágio é um problema antigo, antes mesmo da internet ele já era feito, mas infelizmente com a popularização e o uso em massa desta ferramenta tornou-se frequente entre vários meios virtuais.
Eu jamais copiaria algo de alguem, até porque não preciso, meu publico é bem segmentado e veria esta "marca" de outros nos meus post's, o que sinceramente não vejo...
Acredito sim em inspirações, afinal eu que sou leitora assídua de vários outros blogs, apaixonada por livros, pesquisas e conversas, e com todas estas fontes vivo a me inspirar em amigos e amigas, autores e autoras... e até em pessoas normais, distantes da blogosfera e da vida virtual.
Mas daí ao plágio é um longo e distante caminho...
Vamos em frente, problema resolvido. Acredito que minhas leitoras perceberam a diferença de "marca".
O que fico triste porem, é a exposição desnecessária do Tecendo Sonhos, afinal...receitas são receitas..
Mas nada tenho a reclamar, minhas visitas sobem diariamente e estou bem feliz com isso.
Tenho tomado mais cuidado, confesso.... Mas este cuidado sempre foi tomado, sempre citei minhas fontes, e acredito que por isso a confiança das amigas tenha passado por cima do fato sem arranhões.

Não me envergonho de nada, e também não me sinto culpada, pois não costumo copiar e colar nada...ao contrário do teu link.... Oleo de peróba é pouco... ai sim, o plágio esta evidente. Mas como tomar uma atitude na internet??
Infelizmente tem gente que copia mesmo!
Enquanto nossos poderes não definirem uma legislação própria estamos de mãos e pés atados.
A Larissa foi um amor, muito educada. Fiz a retratação em respeito ao post dela ser mais antigo que o meu e principalmente por ter a absoluta certeza e a consicência tranquila de que não a copiei!
Acredito que com mais atitudes assim, nossa blogosfera seria mais limpa e mais digna.
Obrigado pelo comentário e pelo carinho nas colocações, assim como a Larissa foi, vc foi um lord!!
Beijocas
Andreza

Related Posts with Thumbnails

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012

Coleção Anjas dos Sonhos - Inverno 2012
Designer Andreza Boal

Círculo S/A

Círculo S/A
Eu uso e recomendo!

Eu uso!!

Eu uso!!
Super recomendo!

Tecendo Sonhos pelo mundo!!